A cadeirinha é indispensável para segurança das crianças
O uso da cadeirinha é um ato simples que pode salvar a vida do seu filho.

Todos sabem a importância da cadeirinha, esse equipamento foi desenvolvido para dar mais segurança e conforto para as crianças nos veículos. Vale ressaltar que independe da escolha do modelo de cadeirinha, seu uso é indispensável. Os assentos dos carros foram projetados para os adultos, por isso surgiu a necessidade em dar mais proteção às crianças.

Segundo os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) de 2019, a utilização desse equipamento reduziu cerca de 60% o número de mortes no trânsito. No entanto, mesmo com o índice reduzido no número de mortes de crianças, há um novo projeto de lei com o propósito de retirar a obrigatoriedade do uso da cadeirinha nos veículos. Se for aprovado, o número de mortes envolvendo crianças pode aumentar, lembrando que a obrigatoriedade do uso da cadeirinha foi validada em vários países como medida de proteção.

Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2008 até 2017, o uso obrigatório da cadeirinha reduziu em até 13% o índice de mortes de crianças de até 10 anos. Antes da lei, muita gente desconhecia a existência desse equipamento, o que colaborava para que crianças corressem ainda mais risco dentro dos veículos.

A multa para quem for flagrado circulando com crianças sem o uso é de R$ 293,47 considerado infração gravíssima. Além disso, o veículo pode ficar retido e o condutor pode perder pontos na carteira. Para aqueles que são a favor do uso como obrigatoriedade, devem estar atentos para que o equipamento seja instalado de maneira correta. Deve-se observar o peso da criança para adquirir a cadeirinha de acordo com o tipo e o tamanho dela.

Fiscalização

A resolução 227 do Conselho Nacional de Trânsito estabeleceu as seguintes regras:

  • Crianças de até 1 ano de idade devem ser transportados no bebê conforto, sempre no banco braseiro.
  • Crianças de 1 a 4 anos devem ser transportadas na cadeirinha no banco traseiro e presas ao cinto.
  • Criança com idade entre 1 e 7 anos e meio devem usar cadeirinhas de elevação no banco traseiro.
  • A partir de 7 anos e meio, crianças podem ser transportadas no banco de trás apenas com o cinto de segurança.

Na hora de escolher a cadeirinha, os pais devem levar em consideração a opção que dará mais conforto e segurança para a criança. Existem algumas orientações relevantes para cada fase da infância, como bebês confortos, modelos transitórios entre idades, cadeirinhas e assentos de elevação.

  • 9 Meses pesando até 10 kg – altura aproximada de 0,72 m.
  • 1 Ano pesando 13 kg – altura aproximada de 0,80 m.
  • 2 Anos pesando 18 kg – altura aproximada de 1 m.
  • Até 5 Anos pesando 25 kg – altura aproximada de 1,15 m.
  • Até 10 Anos pesando 36 kg – altura aproximada de 1,30 m.

Vale lembrar que criança no colo é proibido, em casos de acidentes, ela pode ser projetada para frente, e em casos mais graves, até para fora do veículo.

Veja também: Dicas de como manter seu carro seguro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *