Como investir dinheiro comprando um carro
Como investir dinheiro comprando um carro

Ter o carro próprio significa maior comodidade no dia a dia, principalmente nas cidades onde o transporte público não é tão eficiente quanto deveria. Quando paramos para pensar nisso, a primeira pergunta que fazemos é: como poupar dinheiro para comprar um carro? Sabemos que não é tão fácil quanto parece, por isso trouxemos dicas de como investir dinheiro comprando um carro

Reduza os gastos do dia a dia

Aprender a economizar dinheiro é necessário para que você consiga dar o primeiro para realizar o sonho de ter o carro próprio. Sabemos que alguns gastos como faculdade, comida e aluguel são impossíveis de serem retirados do orçamento, mas algumas despesas como viagens, teatros, restaurantes e cinema podem e devem ser cortadas. Não será fácil deixar de lado o que traz prazer e comodidade, mas tenha em mente que esse sacrifício é temporário e será recompensado

Faça um planejamento

Antes de pensar em comprar um carro, é necessário fazer um planejamento para que você tenha o controle das suas finanças e para que o seu dinheiro possa render no final do mês. Uma dica é fazer uma planilha mensal separando despesas e receitas como forma de controlar o dinheiro que entra e o que sai. Dessa forma, é possível ter uma base da sua situação bancária atual, só assim conseguirá identificar em quais despesas será mais fácil para economizar, pensando sempre em novas estratégias para reduzir os gastos cada vez mais.

Faça pesquisas de financiamentos

Financiar um veículo pode ser uma boa saída para quem tem pressa e não consegue juntar dinheiro, mas escolher uma boa opção de financiamento pode não ser tão simples assim, por isso faça pesquisas em instituições financeiras e anote tudo para que depois você possa fazer um comparativo entre elas. Não esqueça de comparar custos efetivo total (CET), taxas de juros e os prazos de pagamentos. Vai um alerta importantíssimo, verifique a credibilidade da instituição financeira no mercado e não aceite a primeira proposta que aparecer. Pesquise!

Consulte um vendedor

Antes de mais nada, procure ajuda de quem entende do assunto. Faça uma visita a uma loja de veículos e converse com o vendedor, ele poderá te auxiliar na escolha do modelo ideal que tem a sua cara. Dessa forma, você poderá conhecer carros diferentes e até mesmo fazer um test-drive. Não se esqueça, busque sempre as melhores condições de pagamento de acordo com o seu perfil.

Seminovos

Se você busca um carro apenas pela comodidade, vale a pena considerar os veículos seminovos. Um carro zero custa caro, diversos fatores influenciam para que esse custo seja tão alto e muitas vezes o valor pago para esse tipo de bem nem sempre vale a pena. Procure seminovos de qualidade em lojas de confiança, lá você pode encontrar carros com a mecânica em dia e bem conservados. O valor de um veículo seminovo sai muito mais em conta que um zero quilometro dependendo do estado que se encontra.

Se você tinha dúvidas em como economizar seu dinheiro para comprar um carro, agora não tem mais. Colocar essas dicas em prática não será nada fácil, mas seguindo cada uma delas logo você será capaz de realizar o sonho de ter o carro próprio, basta ter disciplina e um pouco de paciência.

Veja também: Como evitar aquaplanagem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *