Saiba como funciona a tabela fipe
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)

Vender e comprar um carro usado está sujeito a negociação baseada no preço médio que ele possui. A tabela FIPE é usada para consultar e entender o valor que um veículo tem no mercado.

Porque consultar a tabela FIPE?

Não é necessário seguir à risca os preços da tabela, seu objetivo é nortear os vendedores e compradores no momento da negociação. O valor de cada carro pode variar diante de uma série de fatores como manutenção, acessórios e principalmente o estado de conservação em que o veículo se encontra.

Conheça agora, algumas informações fundamentais da tabela FIPE.

FIPE significa Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, responsável por produzir a tabela que indica os preços dos veículos de acordo com cada região. É importante saber que a tabela disponibiliza valores médios de veículos fabricados a partir do ano de 1985. Os parâmetros para calcular esses valores estão relacionados ao modelo, marca, ano e monetização do veículo.

A tabela não considera fatores como pendências administrativas, dívidas, cor e quilometragem. Por esse motivo ela é usada apenas como base e não pode ser usada para determinar o valor final de nenhum veículo. Fique atento aos valores da tabela para evitar pagar mais caro por modelos similares ao desejado.

Depreciação do veículo

O carro perde valor de mercado no momento que é retirado da concessionária, quando o proprietário deseja vende-lo e procura uma loja para realizar a venda, o veículo perde cerca de 20% do seu valor por conta da depreciação que funciona da seguinte forma: quando o carro sai da loja é feito um cálculo dos próximos 5 anos considerados o tempo de vida útil desse veículo. Com o passar do tempo os carros vão ficando mais baratos, isso porque a taxa de depreciação é calculada de acordo com o preço inicial pago pelo veículo e o tempo de uso.

Se estiver interessado em comprar um carro, e ao consultar a tabela FIPE você nota que o preço está abaixo do valor de mercado, desconfie, pode ser furada. Isso pode acabar gerando prejuízo e muita dor de cabeça, afinal, existe o ditado que diz “o barato sai caro” e sai mesmo. Tente descobrir o motivo pelo qual o proprietário ou o vendedor está disposto a perder dinheiro pela venda do veículo. Cuidado, pode ser golpe.

Veja também: Como investir dinheiro comprando um carro

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *