Como evitar a aquaplanagem
Confira o que fazer para evitar a aquaplanagem

Reagir à aquaplanagem vai depender diretamente da conduta do motorista, dirigir em dias de chuva requer atenção para desviar de possíveis situações de riscos. A aquaplanagem é um fenômeno que acontece quando o carro perde o contato com o solo por conta da camada de água que fica debaixo do pneu. Quando isso acontece, a aderência do carro no solo é reduzida fazendo com que o veículo flutue, deixando o motorista vulnerável. Nos dias chuvosos a visibilidade das estradas fica reduzida dificultando o controle do veículo, por isso o motorista deve redobrar a atenção. Confira agora dicas de como evitar a aquaplanagem

É importante checar se o local de destino corre riscos de alagamentos, dessa forma é possível se precaver e minimizar os contratempos que podem surgir no caminho. A aquaplanagem é perigosa e pode causar a perca total do controle do veículo. A causa pode variar, como por exemplo velocidade, o estado do asfalto, a quantidade de água na superfície e o mais importante, o estado de conservação dos pneus. Estes e outros fatores favorecem os riscos da aquaplanagem.

Evite correr

A alta velocidade é um dos principais influenciadores da aquaplanagem, ela causa a perda de atrito entre o asfalto e o pneu. É necessário dirigir com cautela respeitando os limites de cada via e se possível com a velocidade reduzida para manter o controle mesmo com água na pista.

Cuidado ao passar em locais alagados

O ideal seria passar fora dos locais alagados, mas se não houver a possibilidade de alterar o trajeto verifique se a altura da água ultrapassa o centro da roda, se isso acontecer procure uma rota alternativa. Busque manter distância do carro à frente, isso permite mais espaço para realizar manobras com maior facilidade caso ocorra algum problema. Vale considerar os buracos e obstáculos impossíveis de enxergar com a grande quantidade de água no local. Melhor não arriscar.

Pneus em bom estado

Pneu careca tem grande influência sobre acidentes, ainda mais em dias de chuva. Para evita-los, o motorista deve adquirir alguns hábitos de segurança, como checar a condição que eles se encontram, verificar a calibragem e realizar o rodízio a cada 5 mil quilômetros. Caso não consiga evitar que a aquaplanagem aconteça, tente manter a calma para tomar a atitude correta. Mantenha as mãos firmes no volante e evite pisar no freio de maneira brusca para evitar que o carro gire na pista. Qualquer descuido pode levar a colisão com outro veículo ou até mesmo risco de atropelamento.

Leve o veículo para uma revisão

Mesmo que o veículo não apresente nenhum tipo de anormalidade após aquaplanagem, procure uma oficina de confiança para realizar uma revisão completa. Ela pode solucionar possíveis problemas causados pela água. O ideal é avaliar todo o sistema elétrico, checar o filtro de ar, trocar o filtro de óleo, realizar limpeza do sistema de ventilação e outros componentes que tiveram contato com a água.

Dirigir em dias de chuva pode ser perigoso mesmo para os motoristas experientes. Portanto, fique atento as nossas dicas de como evitar a aquaplanagem para não correr riscos de danificar seu veículo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *