Dicas de cuidados para manter seu carro seguro
Dicas para cuidar bem do seu carro

Todo motorista sabe da importante a manutenção ser  feita regularmente para evitar problemas . Por isso trouxemos dicas de como manter seu veículo seguro com boas condições de uso e maior desempenho na hora de andar.

Pneus

Pneus velhos e carecas podem causar acidentes graves, ainda mais em dias de chuva. Para que os eles estejam em boas condições de uso, o motorista deve adquirir alguns hábitos de segurança, como comprar pneus de qualidade e de acordo com as especificações do veículo, checar as condições em que se encontram, verificar a data de validade e realizar calibragem, alinhamento e balanceamento periodicamente. Hábitos como estes podem prevenir danos com o passar do tempo e aumentar a vida útil dos pneus.

Freios

Um dos itens mais importantes do veículo sem dúvida são os freios, eles merecem bastante atenção pois são os responsáveis por parar e reduzir a velocidade do veículo. Disco de freios, tambores, pastilhas, lonas, cilindro de roda, pedal e alavanca são alguns dos itens que compõem o sistema de freios e devem ser verificados e trocados a cada ano. Caso o condutor tenha dificuldades em manter a direção em linha reta ou virar para algum dos lados significa que o sistema de freios pode estar comprometido. Procure um profissional qualificado o quanto antes para que a causa do problema seja solucionada. É de extrema importância que os freios estejam em perfeito estado, dessa forma é possível evitar que acidentes graves aconteçam.

Alinhamento e balanceamento

É natural o surgimento de problemas no veículo sem que o motorista perceba, por isso o cuidado deve ser constante. O alinhamento é feito quando o carro está puxando para um dos lados mesmo com o volante reto, seu objetivo é ajustar os ângulos das rodas para que fiquem no mesmo ângulo do volante. Já o balanceamento é feito para que a distribuição de peso seja igual em todos os pneus. Alinhamento e balanceamento devem ser feitos a cada dez mil quilômetros rodados mesmo que o motorista não perceba nenhum tipo de anormalidade no veículo. Alguns hábitos de checagem podem fazer toda diferença.

Escapamento

O Escapamento pode dar sinais de que algo não vai bem, sua é função amenizar os ruídos e reduzir a quantidade de poluentes e gases emitidos para fora do ambiente do motor. A manutenção preventiva desse item é importante para que o sistema de exaustão não sofra danos com ruídos excessivos e corrosão das peças. Fique atento e procure profissionais capacitados para cuidar do seu veículo.

Manutenção preventiva

Muitos problemas poderiam ser evitados com a manutenção preventiva em dia, ela tem a função de garantir o correto funcionamento das peças e também solucionar possíveis problemas no veículo. Muita gente acha que a manutenção preventiva é desnecessária e não levam em consideração que fazer manutenção corretiva tem um custo muito maior. Para garantir maior segurança, qualidade e desempenho do seu veículo, o ideal é que a manutenção preventiva seja feita a cada dez mil quilômetros rodados ou sempre que o motorista sentir necessidade. E não se esqueça de seguir nossas dicas de como manter seu veículo seguro.

Veja também: A CNH Digital chegou para tornar a vida dos motoristas mais fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *