Riscos dos combustíveis adulterados
Fique atento aos riscos que os combustíveis adulterados podem causar no seu carro

É comum querer poupar um pouco mais na hora de abastecer, por isso buscamos postos de gasolina com preços mais em conta. Fique atento, combustível muito barato pode representar adulteração na sua composição, danificando peças e prejudicando o desempenho do veículo na hora de andar. A seguir daremos dicas de cuidados preventivos que devem ser tomados na hora de abastecer para evitar riscos dos combustíveis adulterados

Sistema de alimentação

É o sistema responsável por filtrar e levar o combustível para o motor, quando esse sistema fica prejudicado pelo combustível adulterado, os componentes como velas de ignição e bicos injetores passam a ter dificuldade para funcionar da maneira correta. Por isso, desconfie do preço mais barato que o comum e procure abastecer sempre no mesmo local, mas que seja de confiança.

Sem precedência

Muitas vezes, o motorista abastece e não se dá conta que aquele combustível pode estar “batizado”. Isso significa que a gasolina é misturada com outros elementos químicos, como o solvente ou querosene, por exemplo, e também pode acontecer pelo armazenamento inadequado do combustível. Além de danificar as peças, a gasolina batizada pode causar problemas no desempenho do veículo e tornar a manutenção mais cara.

Bomba de combustível

Combustível adulterado produz quantidades elevadas de resíduos que prejudicam e impedem a passagem do combustível até a bomba. O entupimento da bomba faz com que o motorista tente dar a partida mais vezes que o necessário e acaba forçando ainda mais o motor. Um reparo para esse tipo de problema pode variar de acordo com o estrago na bomba de combustível, podendo chegar a R$ 300,00.

Injeção eletrônica

O sistema de injeção eletrônica é o sistema que mais sofre danos pela presença de elementos indevidos no combustível. Solventes e outros componentes corrosivos misturados no etanol e na gasolina, ajudam a deteriorar as peças da injeção eletrônica com muita rapidez. Se a injeção eletrônica falhar, significa que não ocorreu a combustão necessária para o funcionamento do carro. O preço médio para a troca desse sistema pode ter um custo acima de R$ 1.500, mas atenção, esse tipo de serviço deve ser efetuado somente por um especialista.

Fique atento

Combustível adulterado prejudica o funcionamento do seu carro, gerando desde falhas graves no desempenho até a perca total do motor. Preste bastante atenção, as falhas vão acontecendo gradativamente.  Ao abastecer, repare se o carro tem dificuldades para ligar, na estrada veja se a potência corresponde a velocidade desejada.

Veja também: Como investir dinheiro comprando um carro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *