Estar atento aos mínimos detalhes quando se está dirigindo é muito importante, ainda mais quando apresenta problemas fáceis de serem identificados. A caixa de direção é responsável pelo giro do volante e pelo comando das rodas, por esse motivo, qualquer diferença sentida ao dirigir deve ser verificada imediatamente.

A caixa de direção é um item que possui longa durabilidade, quase o mesmo tempo que o veículo, no entanto, precisa de cuidados para que não apresente algum tipo de defeito. Tudo tem um preço, com a caixa de direção não é diferente. Quando os defeitos começam a aparecer, costumam ser bem mais caros que as demais peças do veículo, além disso, necessitam de profissional especialista para verificar e resolver o problema. Um dos primeiros sinais de que ela possui alguma complicação é quando o volante apresenta vibração incomum.

Para que você fique atento em relação ao seu veículo, daremos dicas neste artigo sobre os sinais que precisam ser observados.

Evite problemas

O preço de uma caixa de direção nova é bastante variável, sendo assim, é difícil dar uma resposta concreta. Os valores podem variar cerca de R$2,450 para um carro modelo Uno, 1.0 com direção hidráulica, ou para mais de R$8.500 em um Golf 14.4 com direção elétrica. A questão aqui é: se o carro tiver direção elétrica e for importado, o custo tende a ser maior. E por essa razão, fica difícil avaliar o preço de uma peça tão importante e tão complexa.

Para evitar qualquer tipo de problema em seu carro, principalmente na caixa de direção, o ideal é leva-lo para fazer manutenção periodicamente. Fazer isso não significa apenas uma revisão, significa também se proteger e proteger quem anda com você. Além disso, contratar um seguro garante que ele esteja coberto em diversas situação imprevisíveis que possam vir acontecer.

Como saber se a caixa de direção apresenta algum problema?

O primeiro passo é prestar atenção para identificar se ela apresenta ruídos. Em curvas mais fechadas é possível ouvir ruídos mais finos, esse pode ser um indício de que a caixa de direção do seu veículo está com problemas e precisa ser verificada. Em seu estado normal, o veículo não pode emitir nenhum tipo de ruído ao realizar as manobras, ainda mais se tratando dos mecanismos modernos, como a direção elétrica e hidráulica, por exemplo. No caso da direção manual, pode até acontecer de emitir barulho com o passar do tempo devido seu estado, mas ainda assim o ideal é fazer uma checagem para garantir que não há qualquer defeito.

Se por algum motivo a caixa de direção estiver com problemas e as rodas com dificuldades para virar, as chances de um acidente grave acontecer são grandes, podendo prejudicar não só o motorista, como também outros veículos e pedestres próximos. É fundamental se atentar aos pequenos sinais que o carro possa dá. Isso pode fazer toda diferença para o seu mecânico no momento da manutenção preventiva.

Existem fatores que colaboram para o surgimento do barulho, que podem estar ligados ao desgaste intenso nas peças do sistema, como terminais de direção, a caixa e a barra. Carros que são usados de maneira intensa, como carros de empresas, por exemplo, tem maior probabilidade de apresentar irregularidades bem mais cedo. Mas, em casos como esse o problema pode não estar na caixa de direção e sim em alguma peça de custo menor.

Volante duro em manobras difíceis

Sinais de problemas na caixa de direção do seu carro

Outro indício bastante comum a ser notado quando o veículo está com problemas é a dificuldade de realizar manobras por conta do volante duro. Se ele apresenta rigidez, dificultando de realizar manobras, como a baliza por exemplo, significa que ele possui falhas. É possível identificar que o problema é ainda mais grave quando se trata de direção elétrica ou hidráulica, afinal, devem ser macias e fáceis de realizar qualquer movimento das rodas sem muito esforço. Dificuldades para fazer manobras não podem passar despercebidas, por isso, atente-se.

É essencial que o carro seja levado a um mecânico de confiança para investigar o defeito, pois como dito acima, é elemento fundamental para a segurança do seu veículo. Autorizadas e concessionárias são os locais mais indicados para solucionar esse tipo de problema.

Dificuldades para manobrar ou barulhos no carro pode ser facilmente confundido com defeito na junta homocinética, que serve para que o carro possa se movimentar com as rodas viradas. Além disso, ela também é encarregada por fazer ligação entre o cubo das rodas e o semieixo do carro.

Volante vibrando

Esse também é um fator que pode sinalizar problemas na caixa de direção. Acima falamos de maneira breve sobre vibrações do volante, no entanto, é importante se atentar aos demais problemas que podem influenciar nessa situação. Além da caixa de direção, outras hipóteses podem surgir, como por exemplo, a falta de alinhamento e balanceamento das rodas, problemas no freio, pneus não calibrados, entre diversos outros. Sinais de vibração no volante são considerados problemas graves e não devem ser negligenciados.

Outra peça que também pode indicar ruídos ou vibrações no volante é coxim do motor. Nesse caso, pode significar mais problemas no carro. Um exemplo do que estamos falando é quando o carro está parado no semáforo e, ao arrancar é percebido um barulho muito forte. Ou seja, o coxim do motor pode estar completamente desgastado, necessitando de ajustes com urgência.

Falta de assistência

A falta de assistência no veículo. Deixar de verificar a caixa de direção por ocasionar folga nas engrenagens, devido esforço realizado nas peças. Porém, não é um problema extremamente grave, visto que uma ida ao mecânico para pequenos ajustes nos componentes pode resolver esse problema de forma rápida, sem perder muito tempo. Lembre-se que qualquer tipo de ajuste ou reparo no carro deve ser feito por um profissional da área, mesmo sendo simples de resolver. Afinal, é a sua vida e de outras pessoas que estará em jogo.

Mesmo que em alguns casos uma única peça apresente defeito, todo o sistema de direção precisará ser desmontado para avaliação. Por essa ração, no momento da remontagem é preciso bastante atenção para que tudo seja feito da maneira correta, sem gerar mais problemas. Esse é um dos motivos pelos quais a mão de obra nesse setor não é barata, pois não é qualquer pessoa que se arrisca a mexer na caixa de direção dos veículos, ainda mais se tratando dos carros importados com peças tão caras.

Como vimos, existem detalhes que precisam ser observados para que o veículo esteja em boas condições de circular sem causar maiores dores de cabeça. Portanto, fala a revisão periodicamente e não permite que pessoas não qualificadas mexam nele. Preze pela sua segurança e pelos demais.

Eai, conseguiu identificar algum desses problemas no seu carro? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *